Ícone do site Portal Norte

Eleições Municipais 2024: propaganda eleitoral está liberada

Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira (16) - Foto: Divulgação/Ascom TRE-TO

Propaganda eleitoral irregulares são registradas pela Justiça Eleitoral - Foto: Divulgação/Ascom TRE-TO

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TER-TO), informou que a propaganda eleitoral está liberada a partir desta sexta-feira (16). Candidatos aos cargos de preito, vice-prefeito e vereador podem realizar as divulgações nas ruas, internet (propaganda geral) e no horário eleitoral gratuito.

De acordo com o TER-TO, nas Eleições Municipais 2024 tem algumas novidades, atualizadas por meio da Resolução TSE nº 23.732, que alterou a Resolução TSE nº 23.610/2019.

Confira abaixo o que pode na propaganda eleitoral:

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins pontuou ainda o que os candidatos não podem fazer durante a campanha eleitoral.

Entre as regras apontadas estão a realização de showmício, distribuir cestas básicas ou outros bens que possam proporcionar vantagem à eleitora ou ao eleitor, derramar material de propaganda no local da votação e divulgar mentiras sobre opositores ou sobre o processo eleitoral brasileiro.

Entenda a diferença entre propaganda e horário eleitoral gratuito

De acordo com o TER-TO, a primeira diferença está na data. Enquanto a propaganda geral começa nesta sexta-feira (16), o horário eleitoral gratuito só terá início no dia 30 de agosto.

Além disso, a propaganda geral pode ser feita de forma ampla, tanto nas ruas quanto na internet. Já a exibição do horário eleitoral gratuito só pode ser feita nas emissoras de rádio e de televisão que operam em VHF e UHF.

Ainda conforme o TER-TO, o horário eleitoral gratuito também pode ser exibido nos canais de TV por assinatura, que estão sob responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias legislativas ou Câmaras municipais.

Saiba como realizar denúncia neste período eleitoral

Em caso de desinformação eleitoral e uso indevido de inteligência artificial nas Eleições 2024, a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é que os eleitores denunciem.

As denúncias podem ser feitas por ligação no SOS Voto, no número 1491. Além disso, a população pode registrar denúncia via internet, no Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade).

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile