A Energisa Tocantins informou que até o último dia 25 de agosto, foram registrados 40 casos de interrupção de energia elétrica no estado, provocados por queimadas. O número representa um aumento de 53,8% com relação ao mesmo período de 2023, quando foram 26 casos.

Só entre os meses de julho e agosto deste ano, as queimadas prejudicaram o fornecimento de energia elétrica de cerca de 13 mil famílias no estado. Ao todo, 68 ocorrências de interrupção de energia por fogo, foram registradas em todo o Tocantins nesse período.

Até agora, os municípios mais afetados são Formoso do Araguaia, Arapoema, Barrolândia, Divinópolis, Ipueiras e Peixe. Por isso, o gerente de operação da Energisa Tocantins, Maurício Zanina, explicou que diversas medidas estão sendo adotadas.

“Uma dessas medidas é a limpeza de faixa, que é a poda técnica das vegetações em torno da rede elétrica. Este ano, já foi realizada a limpeza ao longo de 4.280 km de extensão de rede. Para esse segundo semestre, está prevista a execução de mais 3.020 km nas regiões de Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional”, complementa o gerente. 

O gerente explicou ainda porque as chamas oferecem risco a rede de energia elétrica.

“Mesmo sem atingir a rede, o calor das chamas pode colocar em risco a distribuição de energia, já que não é necessário que encostem nos cabos para provocar curtos-circuitos”, alerta Maurício.

Saiba como evitar queimadas

De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Palmas deve registra a máxima entre 38° e 39° até o final da semana. Além disso, a previsão aponta rajadas de vento.

Por conta desse clima seco, fortes ventos e altas temperaturas, as chamas acabam se espalhando com mais facilidade. Por isso, é importante seguir as orientações:

  • Evite queimadas em áreas próximas às redes elétricas;
  • Procure fazer “aceiros”;   
  • Respeite a “faixa de servidão”, evitando plantios embaixo da rede de energia elétrica.   
  • é proibido realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia;       
  • não jogue latinhas de metal, garrafas e outros tipos de vidros em acostamentos das rodovias;
  • apague com água qualquer resto de fogo em acampamentos e recolha os restos de carvão;  
  • Sempre descarte bitucas de cigarros em locais adequados.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.