Ícone do site Portal Norte

Suspeito de roubos e extorsão no Tocantins é preso no Maranhão

Policias apreenderam armas, dinheiro e explosivos com o casal - Foto: Divulgação PCTO

Policias apreenderam armas, dinheiro e explosivos com o casal - Foto: Divulgação PCTO

Um homem de 36 anos, apontado como o mentor intelectual de grupo criminoso que praticava crimes de roubos a bancos e extorsão no Tocantins, foi preso em Porto Franco (MA).

A Operação Crypto Fall foi deflagrada pelas polícias civis do Maranhão e Tocantins na última terça-feira (27). Na ação foram cumpridos três mandados de prisão contra o suspeito, identificado pelas siglas G.R.S.

A polícia destaca que ele é responsável por três roubos a banco, ocorridos entre os anos de 2023 a 2024, no Maranhão. Além dele, a esposa, que é advogada, também foi presa. A mulher fazia parte da organização criminosa liderada pelo marido.

O delegado Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, responsável pelas investigações, explicou como o homem preso organizava os crimes.

“Ele era o mentor, selecionava e levantava informações das possíveis vítimas para o grupo executar as extorsões. O grupo sequestrava a família, obrigava as vítimas a fazerem transferências bancárias para uma conta em nome de terceiros, e em seguida, os valores subtraídos eram utilizados para adquirir criptoativos, com o intuito de ocultar a origem e destinação criminosa do dinheiro. Foram identificadas suspeitas de envolvimento da organização criminosa em pelo menos oito roubos e extorsões. Ele, juntamente com a mulher, operacionalizava transações financeiras, sendo os beneficiários finais dos valores. Além disso, a esposa que é advogada, dava suporte jurídico ao esposo, possuindo participação efetiva nas atividades criminosas”, destacou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, dois dos três mandatos foram expedidos pelo Estado do Maranhão.

Já o terceiro, foi expedido da Justiça do Tocantins, por conta dos crimes que estão sendo investigados pela 1ª DEIC, por roubo mediante sequestro, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Polícia apreendeu armas e explosivos com o casal

Os policiais encontraram com o casal um fuzil calibre 762, munições de .762 e .50, uma pistola calibre .9mm. Além disso, foram encontrados explosivos e uma grande quantidade de dinheiro em espécie. Todo o material foi apreendido e será periciado para comprovar a origem e instruir as investigações.

“Entendemos que a prisão desse sujeito é de extrema importância para a segurança pública, uma vez que ele é evadido do sistema penal, tendo fugido da cadeia de Imperatriz no ano de 2019. Ele é líder da quadrilha que executou roubo a banco na cidade de Sítio Novo (MA) no ano de 2023 e é apontado como autor de roubos a banco nas cidades de Fortaleza dos Nogueiras (MA) e Amarante do Maranhão, tendo praticado os crimes na modalidade de domínio de cidades, denominada novo cangaço”, pontuou o delegado.

O delegado falou ainda sobre as investigações que estão sendo realizadas pela 1ª DEIC.

“Além disso, foi apurado nas investigações realizadas pela 1ª DEIC, que ele é o mentor intelectual por trás de roubos e extorsões ocorridos em Palmas, Paraíso e demais cidades vizinhas, entre o final de 2023 e início de 2024, revelando-se ainda que ele esteve envolvido em assaltos a banco recentemente no Maranhão, e planejava assaltar agências bancárias no Estado do Tocantins. Trata-se de um indivíduo de altíssima periculosidade, onde se destaca um seu histórico criminal, e armamento de grosso calibre apreendidos em seu poder”, destacou Antônio Onofre.

A Secretaria da Segurança Pública informou que o casal foi conduzido para a Delegacia de Imperatriz. Depois, foram encaminhados para as unidades do Sistema Penal do Maranhão.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile