O Tocantins está entre os quatro estados brasileiros que aplicou 100% das doses da vacina contra a monkeypox. O estado recebeu 428 doses do Ministério da Saúde, que foram distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 2023.
A vacina contra a “varíola do macaco”, como é popularmente conhecida, foi entregue para Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins. A gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, falou sobre a previsão de novas doses para o estado.
“Até o momento o Ministério da Saúde não sinalizou quando virão novas doses, mas a situação do Tocantins é confortável em relação à doença, que não tem confirmação de casos em 2024”, informou.
Os outros estados que também aplicaram todas as doses da vacina foram o Pará, Pernambuco e Sergipe. O público-alvo da imunização contra a mpox é formado por pessoas que vivem com HIV/AIDS. No estado a vacinação foi realizada pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), para este público.
“Esta é mais uma conquista da população, que segue protegida. Vale destacar o empenho das equipes da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais das cidades beneficiadas, que trabalharam para que a população fosse imunizada”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Casos de mpox no Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), informou que em 2023, o Tocantins registrou 351 casos notificados de monkeypox. Desse total, 13 foram confirmados.
Já neste ano de 2024, foram seis notificações, mas nenhum caso confirmado no estado.
O que é a Mpox?
A varíola dos macacos, como é popularmente conhecida, é uma doença viral. Entre humanos, a transmissão da Mpox acontece, principalmente, por meio do contato com as lesões de pele de pessoas infectadas.
Por conta da infecção, surgem erupções pelo corpo. Normalmente começam pelo rosto e depois se espalha para outras partes.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.