A tradicional Festa da Colheita do capim dourado começa nesta sexta-feira (13). O evento acontece no povoado Mumbuca, distrito que fica a 35km de Mateiros, um dos municípios da Região Turística Encantos do Jalapão.
A Secretaria do Turismo do Tocantins tem participação e apoia o evento. O secretário Henry Filho, falou sobre a importância da festa.
“Esse é um momento de convivência com a comunidade local, que envolve apresentação dos produtos artesanais criados a partir do capim-dourado e da palha do buriti, apresentações musicais e de uma série de projetos realizados no Jalapão pelo Governo do Estado e outros parceiros institucionais”, informou o secretário de Turismo.
Na programação da Festa da Colheita, serão abordados assuntos importante como a preservação do capim dourado, o manejo do fogo e turismo sustentável. Além disso, a Feirinha Gastronômica fica aberta todos os dias, até domingo (15).
História do povoado com o capim dourado
A história de tradição da Comunidade Munbuca aponta que os moradores são da Bahia e viveram cerca de 150 anos, praticamente isolados. O museu do capim dourado começou com a Dona Laurinha. Ela foi quem aprendeu e ensinou as outras mulheres, a fazer o trançado do capim com a “seda” do buriti.
Dona Miúda assumiu o legado e difundiu o artesanato. Hoje, ele é a maior fonte de renda local, além de ser um importante ativo na divulgação da cultura e do turismo do Jalapão.
Confira programação completa
- sexta-feira (13)
8h – Abertura na Casa da Cultura
- sábado (14)
14h às 18h – Mesa Dourada
7h – Cavalgada Dourada – Saída ao encontro dos cavaleiros do Quilombo Carrapato/Formiga, no Rio Sono;
8h30 – Vivência na Casa da Cultura/Escola Estadual Silvério Ribeiro De Matos – Projeto Escola no Quilombo;
14h – Turismo Sustentável: Compartilhando Experiências – Agência Rota Nativa e convidados – Ilana Cardoso;
15h – Experiência de Vivências na Casa Cultura – Meninas do Mumbuca;
16h – Viola de Buriti e o Registro como Patrimônio Imaterial – Prof Drº Marcus Bonilha da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Grupo Pesquisadoras de Mumbuca e a Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Cejane Pacini Leal;
15h às 17h – Copa da Colheita – Futebol Masculino e Feminino;
19h – Agradecimentos aos parceiros da Festa da Colheita e pronunciamento de autoridades;
20h – Abertura da Noite Cultural
00h – Fogueira com cantorias e brincadeiras tradicionais.
- domingo (15)
8h – Saída para campo – Colheita demonstrativa do capim-dourado e coffee break dos Cavalheiros – Coisas de Di comer;
15h – Final da Copa da Colheita – Futebol Feminino e Masculino;
20h – Show com Rayssa e Ravel e Banda – Rio de Janeiro;
00h: Fogueira com cantorias e brincadeiras tradicionais.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.