Foi sancionada uma nova lei que determina que, empresas operadoras de salas de cinema no Tocantins, ofereçam sessões adaptadas para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A nova lei, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa, consta no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 26 de setembro.
Sendo realizadas pelo menos uma vez ao mês, o texto propõe que as sessões especiais sejam com as luzes do cinema levemente acesas e o volume do som reduzido. Isso para promover um ambiente mais confortável para aqueles que tem hipersensibilidade sensorial.
A lei prevê que os espectadores e familiares possam entrar e sair da sala sem restrições. Além disso, as sessões serão identificadas com o símbolo mundial do Espectro Autista, fixadas nas salas de cinema.
Nova lei sugere treinamento para as equipes
A nova lei incentiva também que as empresas ofereçam treinamento aos funcionários, com o intuito de garantir um atendimento especializado.
Os funcionários de cinemas podem, inclusive, buscar o auxílio de entidades que representam os interesses de pessoas com TEA no Tocantins.
Após a publicação, as operadoras de cinema tem o prazo de 180 dias para se adequarem a essas novas regras.
“A lei auxilia na inclusão social e cultural dessas pessoas que já sofrem significativamente em ambientes considerados normais para pessoas típicas, que não apresentam acometimentos neuropsicólogicos. Agora, principalmente as crianças neurodiversas irão encontrar um espaço apropriado e adaptado para suas condições. Precisamos pensar em formas de organizar esses espaços sem segregar e excluir, pois uma lei que foi construída para incluir precisa ser implementada pelas empresas com muito cuidado, afeto e segurança, com pessoal qualificado e ambiente especializado”, afirmou o psicólogo e pesquisador Éder Eddine.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.