O prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), termina no próximo dia 15 de outubro. O Detran/TO alertou aos contribuintes que se atentem ao prazo, para evitar imprevistos e garantir a regularização.
Isso porque o atraso na quitação do IPVA, impede o licenciamento do veículo. Com isso, a circulação regular fica impossibilitada e o veículo fica sujeito a remoção, além de gerar multas e juros.
O contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) acessando o site da Secretaria da Fazenda. Basta clicar na seção do IPVA e preencher as informações solicitadas do veículo, tais como CPF ou CNPJ do proprietário, placa e RENAVAN.
O pagamento pode ser feito via pix ou utilizando o código de barras. Mas nessa fase, não tem opção de parcelamento, porque o período para essa modalidade de pagamento já terminou. O contribuinte deve realizar o pagamento em parcela única até o dia 15 de outubro.
Deixar de pagar o IPVA pode resultar em dificuldades no processo de compra e venda de veículos, além de ocasionar a inscrição em Dívida Ativa, complicando a aprovação em empréstimos.
Golpe do IPVA
O alerta do Detran Tocantins aos contribuintes, é com relação aos possíveis golpes ligados ao pagamento do IPVA. Por isso, sempre verifique a autenticidade dos sites e canais de comunicação.
Além disso, o pagamento de multas não devem ser feitos no Detran. Mas sim diretamente no site da Secretaria da Fazenda.