Ícone do site Portal Norte

Novembro Azul: UBSs estendem horário de atendimento em Araguaína

Atendimentos serão estendidos até às 21h uma vez por semana - Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Atendimentos serão estendidos até às 21h uma vez por semana - Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Como ação da Campanha Novembro Azul, Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína irão estender o horário de atendimento durante esse mês. Com foco na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, as 22 unidades contarão ainda com diversas ações.

Ao longo do mês de novembro, as UBSs de Araguaína irão receber palestras voltadas para o público masculino, além de exames preventivos de rotina e horários estendidos algumas vezes na semana.

As UBSs dos setores Araguaína Sul, Bairro São João, Palmeiras do Norte, Lago Azul, Maracanã, Noroeste e Vila Aliança, irão atender até às 21h todas as terças-feiras do mês. Ainda durante o Novembro Azul, as outras unidades irão atender até às 21h, nos dias 12 e 26 de novembro.

“O nosso objetivo é alcançar o maior número de homens possível e o horário estendido vai garantir que as pessoas que trabalham em horário comercial possam ir até a UBS mais próxima da sua casa. Este é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele e por isso precisa ser levado a sério”, explica a coordenadora dos Ciclos de Vida da Secretaria da Saúde de Araguaína, Littza Clayenne Araújo.

Exames preventivos

A orientação é que o paciente, antes de ser encaminhado para a realização da coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico), que é um teste de sangue que auxilia no rastreio do câncer de próstata, ele passe por uma consulta médica.

Nessa consulta, o médico vai analisar o histórico familiar do homem, entre outros aspectos. A recomendação é que os homens comecem a fazer o exame de próstata aos 45 anos. Isso caso não haja históricos na família ou a presença de processos inflamatórios na próstata.

A depender da orientação médica, a frequência dos exames pode ser anual ou a cada quatro anos.

Sair da versão mobile