Nos primeiros cinco dias deste mês de novembro, o Tocantins já registrou 63 mil descargas atmosféricas em todo o estado. Desse total de raios, 10.240 foram até metade da tarde da última terça-feira (05). Os dados foram divulgados pela concessionária de energia elétrica do estado, Energisa.
A previsão do Grupo Storm, que faz o monitoramento da Energisa Tocantins, é de que a expectativa é de mais descargas atmosféricas ao longo dessa semana. O estado deve enfrentar um tempo instável e com condições para chuva moderada a localmente forte nas regiões Centro e Sul.
Além dos raios, a previsão aponta fortes rajadas de vento nas regiões Norte e Centro do Tocantins, atingindo até 50 km/h. O alerta é para o risco de lançamento de objetos na rede elétrica.
“Para prevenir incidentes relacionados a descargas atmosféricas é importante evitar áreas abertas, manter distância de árvores e estruturas metálicas, e não usar dispositivos conectados à tomada durante tempestades. Outro ponto importante é nunca tentar resolver por conta própria situações envolvendo a rede, como a retirada de galhos. Nestes casos, por exemplo, a concessionária deve ser acionada imediatamente”, explicou o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.
Veja orientações por conta dos riscos de raios
- 1. Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
- 2. Evite o uso de aparelhos conectados à tomada durante temporais.
- 3. Desconecte cabos telefônicos, de TV por assinatura e fiação de antenas para prevenir danos.
- 4. Aterre a rede elétrica da residência ou comércio sempre que possível.
- 5. Evite o uso de chuveiro elétrico durante tempestades.
- 6. Evite ficar próximo a árvores e torres durante tempestades.
- 7. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar.
- 8. Não toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados.