O Tocantins já recebeu 30% do volume total de chuvas esperado para todo o mês de novembro. Com destaque para as regiões Norte e Sul do estado, só entre os dias 09 e 10 deste mês, foram registrados 60 mm. Sendo que o esperado para o mês era de 200 mm.
A atenção com esse volume de chuva está nas descargas atmosféricas e ventos fortes. Em Colinas, cidade do norte do Tocantins, os ventos ultrapassaram os 101,8 km/h.
De acordo com a concessionária de energia elétrica do estado, Energisa, ventos nessa velocidade podem provocar estragos como objetos lançados na rede elétrica e interrupção no fornecimento de energia, por exemplo.
“Até sexta-feira, há previsão de chuvas intensas acompanhada de raios no estado. Para terça-feira o destaque é para a região central do Tocantins. No sábado e no domingo a chuva deve ser leve a moderada, e de forma isolada; os ventos devem estar pouco mais intensos no leste do estado”, destacou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
Final de semana foi marcado por 100 mil descargas atmosféricas no Tocantins
Só no último final de semana, entre os dias 09 e 10 de novembro, foram registradas 102.685 descargas atmosféricas no Tocantins. A semana também já começou com chuvas e na última segunda-feira (11), foram registrados 11.153 raios no estado.
As orientações em caso de acidente são para que o cidadão acione urgente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica ou falta de energia, o cliente pode entrar em contato com a Energisa Tocantins. O atendimento virtual pode ser feito por meio da Gisa.