Ícone do site Portal Norte

Dia da Consciência Negra: confira expressões racistas para excluir do vocabulário

Campanha da Secretaria de Cidadania e Justiça destaca expressões racistas - Foto: Seciju/ Governo do Tocantins

Campanha da Secretaria de Cidadania e Justiça destaca expressões racistas - Foto: Seciju/ Governo do Tocantins

Sabia que expressões e palavras como “Denegrir”, “Da dor do pecado” e “A coisa está preta” são racistas? Muitas fazem parte do dialeto e do dia a dia de diversas pessoas, mas devem ser excluídas permanentemente do vocabulário. Nesta quarta-feira (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra. Pela primeira vez a data está sendo celebrada como feriado nacional, por uma lei que foi sancionada em 2023.

A cartilha “Igualdade Racial e Direitos Humanos”, publicada pela Defensoria Pública do Tocantins (DPETO), traz informações a respeito dos direitos dos negros no Brasil, igualdade racial, além de explicar o que é preconceito e desigualdade racial.

A cartilha explica que racismo é crime e explica ainda o significado de algumas expressões racistas, que devem ser abolidas do vocabulário.

Confira expressões racistas e explicação da cartilha

Neste Dia da Consciência Negra, adote a mudança no vocabulário, no combate ao racismo.

Tocantins está entre estados mais negros do Brasil

Neste Dia da Consciência Negra, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), informou que o Tocantins está entre os estados considerados mais negros do Brasil. Mais de 75% da população do estado se declara negra. É o que aponta o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em

Sair da versão mobile