Ícone do site Portal Norte

Vacinação Antirábica: Campanha em Araguaína Intensifica Imunização em Cães e Gatos

Vacinação Antirábica continua em Araguaína - Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Vacinação Antirábica continua em Araguaína - Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

A campanha de vacinação antirrábica em Araguaína continua oferecendo a vacina em pontos fixos da cidade durante todo o ano. O seu principal objetivo é manter a região metropolitana livre da doença, que já não registra casos de raiva há mais de 20 anos.

Dois pontos fixos em Araguaína estão aplicando as vacinas para cães e gatos a partir de 3 meses. O primeiro está localizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), funcionando das 7h30 às 17h30. O segundo ponto está no Centro de Castração de Cães e Gatos, no Bairro Santa Terezinha, também com horário das 7h30 às 17h30.

A vacina de raiva não apresenta contraindicação, ou seja, pode ser aplicada em animais com qualquer condição. Isso inclui fêmeas prenhas ou amamentando, bem como animais que estejam em tratamento de doenças. A imunização é exclusiva para cães e gatos.

Pontos de Vacinação Antirrábica na Zona Rural

A Secretaria  Municipal da Saúde (Semus) está passando pela zona rural de Palmas para vacinação antirábica. A campanha começou na segunda-feira (18) e é prevista para continuar até o dia 19 de fevereiro de 2025.

Organizada e realizada pela realizada pela equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), a vacinação irá passar por todas as regiões rurais da capital.

A programação completa é encontrada no site Agência Palmas de Notícias.

O que é Raiva e qual seu perigo

A raiva é uma zoonose, doença que pode ser transmitida entre animais e humanos, muito grave e sem cura. A taxa de letalidade da doença é de 100%, tanto para animais, quanto para humanos.

A transmissão para humanos ocorre através da mordida ou arranhadura de um animal infectado. O vírus da raiva se encontra na saliva do animal, normalmente mamíferos (cães, gatos e morcegos), e a partir da mordida ou de arranhados entra no corpo humano.

No último dia 10 de novembro um comerciante de Alvorada, sul do Estado, morreu em decorrência da raiva.

A vacinação contra a raiva é indispensável por ser a única maneira de previnir a infecção e transmissão da doença, tanto em animais quanto em humanos.

Informações adicionais

Para obter informações adicionais sobre a vacinação antirábica em Araguaína ou esclarecer dúvidas, os contatos do Centro de Controle de Zoonoses são os telefones (63) 99151-6577, 3415-5307 ou 3415-4119.

Sair da versão mobile