O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) começou na última quinta-feira (21) e termina nesta segunda-feira (25), mais uma etapa da Operação Piracema (2024/2025). A ação já resultou na apreensão de 200 metros de redes de emalhar e 10 kg de pescado.
O intuito da Operação Piracema é combater a pesca predatória durante esse período de defeso. Nessa etapa, a equipe do Naturatins já passou pelos municípios de Pau D’arco e Arapoema. Ainda nessa etapa da operação, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 900,00 por pesca ilegal em período proibido.
Foram realizados patrulhamentos terrestre e aquático no Rio Araguaia, além da realização de atividades educativas com a população.
“Nossa missão é assegurar que as normas de preservação sejam cumpridas, protegendo os estoques pesqueiros e conscientizando a população sobre a importância do defeso. Durante a operação, tivemos a oportunidade de interagir diretamente com a comunidade ribeirinha, realizando tanto a fiscalização quanto atividades educativas essenciais para a preservação ambiental”, frisou o gerente de Fiscalização, Cândido José dos Santos Neto.
Doação e próximas etapas da Operação Piracema
O pescado que foi apreendido durante essa etapa da operação, foi doado para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Arapoema. Assim, famílias atendias pelo órgão foram beneficiadas.
Além disso, a comunidade ribeirinha recebeu material educativo e ações de orientação. O material apreendido foi encaminhado para a sede da Diretoria Regional do Naturatins, em Araguaína.
As ações da Operação Piracema continuam sendo realizadas até o fim do período, em 28 de fevereiro de 2025.
Na programação, ainda serão realizadas fiscalizações aquáticas, blitzes de caráter repressivo e educativo, além de atividades voltadas para a conscientização ambiental.
Durante a próxima semana, colônias de pescadores receberão algumas dessas iniciativas, como a execução do projeto Peixe +. Além disso, o projeto será levado aos municípios de Xambioá, Araguanã, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia.