As Paralimpíadas Escolares é o maior evento do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar. A delegação do Tocantins chegou em São Paulo (SP), na última segunda-feira (25), para participar da competição. A abertura oficial acontece nesta terça-feira (26).

Do Tocantins, são 53 paratletas com idades entre 11 e 17 anos competindo nas seguintes modalidades:

  • bocha paraolímpica;
  • natação;
  • atletismo;
  • parabadminton,
  • tênis de mesa.

Entre técnicos, staffs, fisioterapeutas e dirigentes, a delegação do Tocantins conta com 82 integrantes. As competições começam na próxima quarta-feira (27) e segue até o dia 30 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB).

Veterana na disputa nacional, a paratleta Clara Lopes e Abreu, da Escola Especial Eulina Braga de Porto Nacional, está confiante.

“Esse é meu último ano. Vou competir no arremesso, salto e corrida. Vou ganhar muitas medalhas”, declarou Clara Lopes, que tem síndrome de down.

E quem está estreando na competição, também demonstra confiança para conquistar medalhas.

“Estou muito animado. Vou me esforçar para ganhar muitas medalhas”, foi o relato do estudante que tem nanismo, Deryck Gouveia, de 13 anos. Ele é aluno da Escola Municipal Dom Aurélio Chinzzini, de Xambioá.

Recordes nas Paralimpíadas Escolares de 2023

A delegação do Tocantins fez grandes conquistas na edição das Paralimpíadas Escolares de 2023. Ao todo, foram 75 medalhas. Esse total foi distribuído entre 24 medalhas de ouro, 29 pratas e 22 bronzes.

Além disso, os paratletas tocantinenses quebraram oito recordes nacionais no atletismo. Para esta edição, a chefe da delegação do Tocantins, Luciana Monteiro, também está confiante.

“Cada paratleta que está aqui tem um potencial enorme e por isso está representando nosso estado. Esta é uma oportunidade excelente de mostrarmos os nossos talentos e também de valorizar o trabalho e dedicação dos nossos professores e treinadores”, enfatizou a técnica de desporto escolar da Seduc.

E os paratletas que vão competir em São Paulo não chegaram lá por acaso. Eles participaram da seletiva dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Prajets). A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e já está na 10ª edição.