O projeto feito pelos estudantes do Colégio Estadual Paroquial São Pedro foi premiado na Olimpíada da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta terça-feira (26).
As turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveram o projeto Blitz Ecológica: valorização do Bioma Cerrado.
O estudo conquistou o prêmio regional na modalidade projeto de ciências na 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) da Fiocruz.
A premiação representou um momento de conquista, orgulho, alegria e reconhecimento para todos os professores e alunos do colégio.
Conheça projeto da escola premiada pela Fiocruz
O projeto desenvolvido pelos 22 alunos das duas turmas teve como objetivo a conscientização de motoristas sobre a importância da preservação ambiental.
A Blitz envolveu alunos e professores do colégio, incentivando a interação com a comunidade local, uma parte indispensável no processo de sensibilização social ambiental.
Como representantes das turmas e do colégio, a estudante Marianny Gomes Coelho e a professora Moab Machado participaram da premiação no Rio de Janeiro.
Para Marianny o momento foi de grande importância e de felicidade imensa;
A professora Moab comentou sobre a importância do momento que pode participar;
Sobre a Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição pública brasileira, vinculada ao Ministério da Saúde, reconhecida como um dos maiores centros de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
Criada em 1900, a Fiocruz atua em diversas áreas, como pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, produção de vacinas e medicamentos, ensino e promoção da saúde pública.
A instituição é indispensável no combate a doenças infecciosas, como dengue, zika, febre amarela e COVID-19, e desempenha papel importante no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a Fiocruz também desenvolve estudos em saúde coletiva, políticas públicas e inovação em biotecnologia em todo território nacional.
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um dos projetos desenvolvidos pela Fiocruz.
Com o objetivo de incentivar práticas pedagógicas que relacionem saúde, ciência e meio ambiente, promovendo a reflexão crítica e a conscientização sobre esses temas, o projeto está na sua 12ª edição.
Por meio dessa iniciativa, há incentivo de estimular o debate sobre questões sociais e ambientais, além de promover o engajamento de jovens na construção de soluções para os desafios da sociedade.