O Museu Casa Suçuapara tem uma ligação direta com a criação de Palmas, a capital mais jovem do Brasil. Ele fica localizado no Parque Cesamar, um dos principais pontos turísticos da cidade. A casa foi construída em 1987, para ser sede da antiga Fazenda Triângulo.
No processo de desapropriação para a criação de Palmas, a edificação foi a única que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor. O local já foi palco de importantes tomadas de decisões governamentais no início da construção da capital.
Acontece que o Museu Casa Suçuapara foi sede da primeira Prefeitura de Palmas e Câmara Municipal, de janeiro a maior de 1990. Depois, funcionou ainda como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), entre outros usos.
Lutando pela preservação do bem, após diversas manifestações da população, o Município efetuou o tombamento definitivo da Casa Suçuapara, por meio do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005. Se tornando assim, patrimônio público e museu.
Visitas ao Museu Casa Suçuapara
A Fundação Cultural de Palmas informou que o público, palmenses e turistas podem visitar o Museu Casa Suçuapara de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento do local é das 8h às 19h.
O museu fica dentro do Parque Cesamar, localizado na Avenida NS 04, no Plano Diretor Sul de Palmas.
No momento, o local está recebendo a exposição “Palmas: memórias em construção”. Além de visitas do cotidiano, escolas podem agendar passeios e visitas ao local.
Por meio do projeto Educação Patrimonial, escolas e instituições de ensino podem agendar visitas ao museu. Tal agendamento pode ser feito pelo telefone (63) 3212-7314.
Aniversário de Palmas
No aniversário dos 35 anos de Palmas este ano, o Museu Casa Suçuapara recebeu uma exposição especial que contou a história da capital mais jovem do país.
Na exposição “Palmas: memórias em construção”, o público pôde ter acesso a um acervo diversificado com fotos, plantas arquitetônicas e diversos documentos históricos. É a chance de observar a trajetória da capital por meio dos arquivos cartográficos, documental e iconográfico.
Desde o dia 23 de maio deste ano, “Palmas: memórias em construção” segue disponível para visitação no local.