Beneficiários do Programa Bolsa Família de Araguaína, norte do estado, poderão atualizar o cadastro em um mutirão realizado no sábado (30). Os moradores que recebem o benefício serão atendidos pelas equipes da Secretaria da Saúde do município, das 8h às 17h.
Os atendimentos serão realizados nas unidades básicas de saúde dos setores Araguaína Sul, Costa Esmeralda e Lago Azul. Outro ponto do mutirão será a Escola Municipal José Ferreira, no Setor Céu Azul.
“O objetivo do mutirão é facilitar o acesso ao serviço para as famílias que não tem disponibilidade de ir às UBS no meio de semana. É muito importante que todos fiquem atentos e não percam o prazo, pois a suspensão é feita de forma automática quando o beneficiário não faz o acompanhamento semestral”, explica a coordenadora do programa Bolsa Família na Saúde de Araguaína, Pâmella Araújo.
Atendimento por unidade
Na UBS do Setor Araguaína Sul, a expectativa é de que sejam atendidos os moradores do Araguaína Sul 1 e 2, além dos setores Coimbra, Patrocínio e Raizal.
Já na UBS do Lago Azul, devem ser atendidos os beneficiários que moram no Lago Azul 1, 3 e 4, Xixebal, Cidade Nova, Parque do Lago, Santos Dumant e chácaras próximas.
A UBS do Setor Costa Esmeralda deverá atender os moradores dos setores Costa Esmeralda Norte e Parque Primavera.
Na Escola Municipal José Ferreira, no Céu Azul, o mutirão irá atender, além dos moradores do bairro, os beneficiários dos setores Palmas, Santa Luzia, Tiúba, Eldorado, Jardim Paulista, Santa Terezinha, Residencial Camargo, Loteamento Cazarotto, Itaipu, Vitória, Carajás e Parque Primavera.
Acompanhamento obrigatório do Bolsa Família
Mais de 11 mil famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família em Araguaína. É necessário que seja feito o acompanhamento nas UBSs a cada seis meses. Entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho, foi realizada a primeira etapa.
Já a segunda teve início no dia 1º de julho e segue até o dia 31 de dezembro. O beneficiário interessado em buscar o atendimento, deve apresentar o cartão do programa, CPF ou Cartão SUS, Número de Identificação Social (NIS) e Carteira de Vacina da criança. Em caso de grávida, precisa apresentar também o Cartão da Gestante.
Nesse atendimento, os profissionais da saúde verificam o calendário vacinal e o estado nutricional (peso e altura) de crianças de até seis anos. Além disso, é feito o pré-natal para as gestantes de qualquer idade.