A campanha Dezembro Vermelho começa a ser realizada no Tocantins nesta segunda-feira (02). A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizará ações durante este mês, com foco na conscientização e prevenção ao vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Dados parciais do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN) e da Ferramenta de Tabulação de Dados (TABWIN), do DATASUS, apontam que no Tocantins, foram registrados 68 casos de Aids e 356 casos de HIV. Os números foram registrados entre os meses de janeiro a outubro de 2024.
“A campanha é fundamental para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS e as ISTs. Dezembro Vermelho busca diminuir o estigma associado ao HIV/AIDS, incentivando as pessoas a realizarem testes de HIV e a buscar tratamento de forma regular. A campanha ajuda a chamar a atenção para a importância da equidade no sistema de saúde”, destacou a enfermeira técnica pela área de Aids, Karinny Marques, sobre a campanha Dezembro Vermelho.
Dados do Sinan/MS mostraram ainda que, até novembro deste ano, o Tocantins registrou 2.034 casos de sífilis adquirida, 809 de sífilis em gestante e 372 de sífilis congênita. Já com relação as hepatites virais, foram 139 casos em 2024, sendo 5 tipo A, 75 tipo B e 59 tipo C. Não foram registrados casos de Hepatite D e E este ano no Tocantins.
Distribuição de testes ajuda o Dezembro Vermelho
Não só durante a campanha Dezembro Vermelho, mas o ano todo, a SES-TO distribui para todos os municípios do estado, preservativos e testes rápidos para diagnóstico. As ações ainda são intensificadas durante o período do carnaval.
Ao todo, de janeiro a novembro, já foram distribuídos 1.615.248 preservativos masculinos, 54.350 femininos e 536.524 géis lubrificantes.
Os dados parciais do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOG), mostram que a SES-TO já distribuiu 35.376 testes rápidos para HIV. Além destes, foram 40.175 testes rápidos para Hepatite B, 34.750 testes para Hepatite C, 33.415 testes para Sífilies e 16.000 teste DUO HIV/Sífilis.