Nesta terça-feira (03) é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Hoje, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), atende mais de 5 mil pessoas. Elas são acompanhadas anualmente nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), que integram a rede de assistência consolidada.

A Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD) no Tocantins, foi instituída em 2023. É por meio da SRCPCD que são coordenadas e executadas as políticas públicas de saúde, voltadas para as pessoas com deficiência.

“Estamos empenhados em garantir atendimento integral e humanizado, promovendo a inclusão e assegurando direitos às pessoas com deficiência no Estado”, destacou a titular da área, Rosa Helena Ambrósio.

Kaynan Viana Miranda é uma das pacientes atendidos pela equipe da SES-TO e falou sobre o empenho das equipes.

“O carinho e a atenção de toda a equipe fazem a diferença. Receber minha cadeira de rodas foi uma vitória enorme”, agradeceu.

Outro beneficiado pelo SUS foi Davi Feitosa e sua mãe, Kessyanny Sueli Silva Teixeira, agradeceu a cadeira de rodas que ele recebeu.

“Esperava ansiosa por essa cadeira de rodas do meu filho. Recebê-la, junto com a mesinha de atividades, trouxe um alívio enorme para nossa rotina. Gratidão ao SUS e à equipe que nos ajudou”, declarou.

Serviços para pessoas com deficiência

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD) no Tocantins, conta com dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs). Um em Palmas e outro em Colinas.

Além disso, tem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e também em Colinas. Lá é ofertado atendimento multiprofissional.

Nos CERs, são realizadas reabilitação física, auditiva, visual e intelectual. Já os SERs incluem consultas, avaliações, terapias e fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Entregas realizadas

Desde outubro de 2022, já foram entregues 1.384 cadeiras de roda, 969 aparelhos auditivos, mais de 128 próteses e de mais de 50 mil bolsas de colostomia. Além disso, a saúde do estado entregou mais de 900 carteirinhas de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista.

A SES-TO informou que realiza ainda, mutirões de atendimento dos pacientes que aguardam por consulta de reabilitação intelectual. A medida começou para atender uma demanda reprimida de mais de 800 pacientes que aguardam na fila da Central Estadual de Regulação. Mas centenas de pacientes já passaram por avaliação este ano.