Um homem de 64 anos, investigado pela prática de um crime de estupro de vulnerável, foi preso em Paraíso do Tocantins. Policiais da 6ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, cumpriram o mandado de prisão preventiva nessa segunda-feira (02).

O crime foi cometido contra uma menor de idade, em 2019, na cidade de Cristalândia. O delegado-chefe da unidade, Manoel Frota, informou que tomou conhecimento da existência de um mandado judicial. Com isso, mobilizou a equipe da 6ª DEAMV, que conseguiu localizar e prender o idoso.

“Ocorre que após várias tentativas de citação do homem, tanto pessoalmente, como por edital para que respondesse a acusação, ele não foi localizado e, nesse sentido, o processo foi suspenso, sendo que o Poder Judiciário decretou a prisão desse indivíduo, uma vez que havia indícios que ele estava se escondendo a fim de se furtar da persecução penal”, frisou o delegado.

Depois que foi localizado em Paraíso do Tocantins, o investigado por estupro de vulnerável foi conduzido até a sede da 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil. Após os procedimentos cabíveis, o homem foi recolhido para a Unidade Penal Regional local. Lá ele deve permanecer a disposição da 2ª Vara Criminal de Cristalândia, quem expediu o mandado judicial.

“Com a prisão desse indivíduo, a Justiça poderá seguir seu curso natural, uma vez que o processo estava suspenso. Sendo assim, ele continuará respondendo pelo crime hediondo de extrema gravidade do qual é acusado de praticar e se condenado poderá pegar mais de dez anos de prisão”, destacou o delegado Manoel Frota. 

Idoso é preso por estupro de vulnerável no Tocantins

Com a realização da Operação Hagnos no Tocantins, a Polícia Civil realizou a prisão de diversos suspeitos e investigados por crimes como o estupro de vulnerável.

No dia 19 de novembro deste ano, um idoso de 67 anos foi preso durante a operação, por estupro de vulnerável em Miranorte. A condenação do homem foi transitada em 2021 e sua prisão foi efetuada por uma força-tarefa composta por policiais civis da 66ª Delegacia da cidade.

Após localizar o indivíduo e efetuar a prisão, a Polícia Civil encaminhou o homem para a 10ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Miracema.

A operação Hagnos, palavra grega que significa puro ou sagrado, visa o combate aos crimes de violência, em diferente âmbitos, contra crianças e adolescentes em todos o municípios do Tocantins. A operação acontece durante o mês de novembro.