A Operação “Boas Festas 2024” da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) começou e será realizada até o dia seis de janeiro de 2025. O objetivo é intensificar o policiamento ostensivo em todo o estado. Além disso, prevenir a ordem pública e garantir a segurança da população durante o período que tem grande movimentação tanto em áreas comerciais, quanto residenciais.
A Operação “Boas Festas 2024” abrange diversos eventos, tais como a Black Friday, festividades de aniversários de municípios, festejos religiosos, celebrações natalinas e Réveillon. A ação contemplará ainda as posses dos novos chefes do Poder Executivo Municipal, no dia 1º de janeiro de 2025.
Para atender a todas as demandas, a PMTO irá empregar um efetivo policial, incluindo agentes administrativos e operacionais, em regime ordinário e extraordinário.
Estratégias da Operação “Boas Festas 2024”
A PMTO informou que foi realizado um planejamento para atender os pontos de maior circulação de pessoas. Tais como áreas e locais com aglomeração. Além disso, a corporação levará em consideração os locais que são considerados “pontos quentes” de criminalidade e as particularidades de cada região.
A Operação “Boas Festas 2024” será subdivida em três etapas. A primeira delas será a Operação Natal Seguro, nos dias 24 e 25 de dezembro, com reforço de policiamento nos dias em que as pessoas realizam suas ceias e comemorações natalinas, seja em residências ou estabelecimentos comerciais.
Outro momento será a Operação Réveillon, com o foco na segurança das comemorações de virada de ano. A atenção especial será nos eventos públicos.
Por fim, a terceira etapa será com as posses no dia 1º de janeiro de 2025. O objetivo é garantir a segurança durante as cerimônias de posse dos novos prefeitos municipais.
“Com a Operação Boas Festas, a corporação reforça seu compromisso de proteger a vida e o patrimônio da população, buscando proporcionar um ambiente seguro para que os tocantinenses possam celebrar as festas de fim de ano com tranquilidade. A corporação conta com o apoio da comunidade e solicita que eventuais situações suspeitas sejam imediatamente reportadas por meio dos canais de emergência”, reforçou o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.