Ícone do site Portal Norte

Greve dos garis: trabalhadores palmenses estão sem salário

Com adesão de cerca de 300 pessoas, os trabalhadores estão paralisados desde sábado (7), reivindicando seus direitos básicos - Foto: Reprodução de O Povo na TV

Com adesão de cerca de 300 pessoas, os trabalhadores estão paralisados desde sábado (7), reivindicando seus direitos básicos - Foto: Reprodução de O Povo na TV

Os garis entraram em greve oficialmente nesta terça-feira (10) devido à falta de pagamento de salários e vale-alimentação. O atraso de mais de cinco dias gerou revolta nos trabalhadores, que estão paralisados até que o pagamento seja efetuado.

Com adesão de cerca de 300 pessoas, os trabalhadores estão paralisados desde sábado (7), reivindicando seus direitos básicos. Os trabalhadores da limpeza urbana se reuniram no pátio da concessionária MB Limpeza Urbana para lutar pelo pagamento atrasado.

Luta pelo direito básico

Com a falta de pagamento, os garis entraram em greve e se reuniram no pátio da MB Limpeza Urbana, que realiza a remuneração, para pressionar pelo pagamento em atraso. O representante dos trabalhadores, Rocínio de Jesus, cedeu entrevista à TV Norte SBT, durante o programa O Povo na TV. A entrevista completa pode ser encontrada no Youtube da TV Norte.

Rocínio de Jesus, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação Ambiental e Pública do Estado do Tocantins (Sintecap), ressaltou que a greve é de extrema importância para que o pagamento ocorra.

Eles dependem do salário para pagar seu aluguel, sua água, sua energia e manter sua família.

Rocinio de Jesus – diretor do Sintecap

Durante as entrevistas no local da greve, uma das trabalhadoras de limpeza urbana comentou a situação precária que todos estão passando.

Quando a gente tá na rua trabalhando, a exigência é grande, pedem eficiência no nosso serviço. Aí, vêm tantar negociar com a gente metade do nosso pagamento, mas o serviço nunca fica pela metade.

Laura – tabalhadora de limpeza urbana

A indignação com a situação deriva da fragilidade em que as famílias se encontram sem o pagamento. Muitas ficam sem poder comprar alimentos, pagar o gás de cozinha ou contas indispensáveis para a sobrevivência.

Até o momento, a Prefeitura de Palmas não se manifestou a respeito do atraso no pagamento. O gerente da MB Limpeza Urbana, também durante o programa O Povo na TV, comentou que o pagamento seria efetuado ainda nesta terça-feira.

Sair da versão mobile