O Tocantins ultrapassou a marca de três milhões de descargas atmosféricas entre os meses de janeiro e novembro de 2024. Dados do Grupo Storm apontam que só no mês de novembro, 776.778 raios caíram no estado.

Neste mês de dezembro, só até a última terça-feira (10), o número já superou a marca de 300 mil descargas atmosféricas. Os riscos com os raios atingindo a superfície da terra estão relacionados a danos materiais, início de incêndios e acidentes com pessoas ou animais.

Caso a descarga atmosférica atinja a rede elétrica, o fornecimento de energia ou equipamentos podem ser prejudicados.

Além das descargas atmosféricas, a intensidade dos ventos também chamou a atenção no mesmo período de 2024. Em outubro, por exemplo, rajadas de ventos de cerca de 100 km/h, danificou mais de 60 postes no Tocantins.

Com o temporal e as rajadas de vento, a rede elétrica foi atingida por objetos como telhas, galhos e árvores. A exemplo desses acidentes está Porto Nacional, onde 26 estruturas foram quebradas.

Mesmo com o grande número de descargas atmosféricas até novembro, a quantidade foi 25% menor, em comparação ao mesmo período do ano passado. Na época, o fenômeno El Niño estava em atuação.

“Agora em novembro, por exemplo, passamos por um período de transição/neutralidade da temperatura da superfície do mar no Oceano Pacífico Equatorial, isto é, sem influência do El Niño e nem do La Niña”, explica a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.

O INMET anunciou alerta amarelo de chuvas intensas para o Tocantins. Com essa previsão para os próximos dias, vem a possibilidade de queda de raios e ventos de até 50 km/h.

Energisa dá dicas de segurança

  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais; 
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa; 
  • Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio; 
  • Não utilize chuveiro elétrico durante tempestades; 
  • Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas. Se não for possível se abrigar, agache-se com as mãos na nuca e pés juntos; 
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres; 
  • Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios; 
  • Não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.