A Operação Mala Herba foi deflagrada com o intuito de combater o tráfico de drogas no Plano Diretor Sul de Palmas. A ação contou com apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal e do Grupo de Operações com Cães da Polícia Militar do Tocantins.

Mais de 40 policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão na última sexta-feira (13), em estabelecimentos comerciais. A suspeita é de que os locais eram utilizados como fachadas para a comercialização de drogas.

Além disso, as residências dos envolvidos também foram alvos de cumprimentos de mandados. O objetivo foi apreender drogas e armas, além de coletar mais provas da atividade criminosa. Isso para garantir a responsabilidade penal dos investigados.

A Operação Herba foi acarretada pelo aumento da criminalidade local. O principal objetivo foi desarticular as redes de tráfico de drogas que operam na região. Reduzindo assim a violência associada a esse tipo de atividade, além de garantir tranquilidade para os moradores.

O nome da Operação Herba é derivado da expressão latina “mala herba cito crescit”, que significa “ervas daninhas crescem rápido”. O destaque é a importância da rápida intervenção das forças de segurança para conter a escala criminosa e proteger os moradores da região.