A primeira edição do concurso Estudante Influencer já tem um vencedor. A Secretaria de Estado da Educação (Sedcu), publicou o resultado final. O objetivo dessa competição, é descobrir e capacitar jovens influenciadores digitais nas escolas estaduais do Tocantins, com a intenção de que eles produzam e divulguem conteúdos educativos e da rotina escolar.
Os candidatos podem conferir o resultado final, com rankeamento dos estudantes finalistas aqui. O vencedor do Estudante Influencer vai passar por uma capacitação em produção de conteúdo e ética digital. Essa formação será dada por uma equipe técnica de jornalistas e publicitários da Seduc. A capacitação será para participar de uma campanha oficial da secretaria.
Além disso, todos os finalistas do concurso Estudante Influencer receberão um certificado de participação. Receberão ainda suporte para atuarem como influenciadores digitais nas suas unidades escolares.
Concurso Estudante Influencer
Para participar do concurso, os estudantes precisavam estar regularmente matriculados no ensino médio de uma escola estadual do Tocantins. Precisavam ainda da autorização dos responsáveis legais, no caso de menores de 18 anos.
Na inscrição, os jovens enviaram um vídeo de no máximo um minuto. O conteúdo era relacionado a assuntos da vida escolar, tais como projetos, eventos, experiências educativas e uso responsável das redes sociais.
Foram duas etapas desde o dia 11 de agosto, quando o edital foi lançado. A primeira delas foi quando os estudantes foram submetidos a uma avaliação técnica. Foram avaliados os seguintes quesitos: criatividade, originalidade, relevância e edição de vídeos.
Na segunda fase, os candidatos do concurso Estudante Influencer participaram de uma avaliação no Instagram da Seduc. As pontuações eram distribuídas de acordo com a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.
- 1 curtida – 1 ponto
- 1 comentário – 1 ponto
- 1 compartilhamento – 2 pontos
Além disso, foi dado três pontos para a fase final, para a Superintendência Regional de Educação (SER), que durante o período de votação, conseguiu o maior número de seguidores para o perfil da Seduc. Isso valeu para os 13 finalistas, um de cada regional.