A Polícia Rodoviária Federal informou na noite deste domingo (22) a suspensão imediata das buscas por vítimas da queda da Ponte Juscelino Kubitschek, localizada sobre o Rio Tocantins, entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, na BR-226.
Isso ocorreu porque os bombeiros identificaram que um dos caminhões que despencaram da ponte durante a trágica queda, cujas causas ainda serão apuradas, está carregado de produtos perigosos. A ponte também é chamada de Ponte do Estreito ou Ponte sobre o Rio Tocantins.
Uma das carretas estaria carregada de ácido sulfúrico, que é altamente corrosivo. Por causa da descoberta, os bombeiros mergulhadores suspenderam imediatamente as buscas por vítimas e desaconselharam qualquer tipo de mergulho na área.
O ácido sulfúrico é utilizado na fabricação de fertilizantes e seu trânsito pelo local não é incomum. A área do acidente é uma das principais produtoras agrícolas do Brasil, conhecida pela sigla MATOPIBA (abreviatura dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Comunicado Oficial
A prefeitura de Estreito (MA) emitiu um comunicado alertando para o risco de se tentar qualquer resgate na área:
Antes da suspensão das buscas, foi resgatado o corpo de uma mulher da região, de 25 anos, identificada como Lorena.
Há pelos menos três desaparecidos, que estariam dentro de um dos caminhões. Seria um casal e uma criança de 11 anos, moradores de Dom Eliseu, no Pará.
A queda da ponte
Queda da ponte interrompeu totalmente o tráfego na BR-226/TO, na divisa entre o Tocantins e o Maranhão. O vão central da ponte sobre o Rio Tocantins, com 533 metros de extensão, cedeu por volta das 14h50. No exato momento, o vereador de Aguiarnópolis Elias Júnior fazia uma live mostrando os riscos da estrutura.
Rotas alternativas
A PRF indicou as seguintes rotas alternativas para quem precisa se deslocar entre o Tocantins e o Maranhão:
Tocantins: Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.
Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA.