Ícone do site Portal Norte

Marinha do Brasil detalha adequações para início do serviço de travessia por balsa no Rio Tocantins

População aguarda travessia por balsa no Rio Tocantins - Foto: Divulgação/PMTO

População aguarda travessia por balsa no Rio Tocantins - Foto: Divulgação/PMTO

A Marinha do Brasil (MB) informou, por meio de nota à imprensa, enviada na noite da última quinta-feira (02), o que precisa ser feito para dar início as travessias por meio de balsa no Rio Tocantins. Após o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no dia 23 de dezembro de 2024, a população precisa optar por rotas alternativas para ir no Tocantins ao Maranhão.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) consultou a MB ainda no dia 30 de dezembro de 2024. O intuito era entender a possibilidade e disponibilidade de operação de uma balsa portada, de forma emergencial, para fazer a travessia do Rio Tocantins de carros de passeio e emergência.

Já no dia 31 de dezembro de 2024, a MB respondeu a demanda por meio de ofício encaminhado ao DNIT, esclarecendo que a Autoridade Marítima Brasileira compreende o caráter de emergência da solicitação. Mas, para manter a segurança da operação futura, a MB alegou ser indispensável o cumprimento de requisitos de segurança que estão previstos nas Normas da Autoridade Marítima para Obras e Atividades Afins em Água sob Jurisdição Brasileira.

Entre as normas estão:

A Marinha informou ainda que até o momento, não recebeu os documentos necessários para cumprir as obrigações citadas.

Vítima identificadas

Até o momento, essa é a lista de vítimas da queda da ponte JK:

Entre as pessoas ainda desaparecidas estão:

Sair da versão mobile