Ícone do site Portal Norte

Buscas por vítimas serão suspensas no Rio Tocantins para abertura das comportas

Um novo mergulho deve ser realizado nesta terça-feira (07) - Foto: Agência Marinha de Notícias

Um novo mergulho deve ser realizado nesta terça-feira (07) - Foto: Agência Marinha de Notícias

A Marinha do Brasil (MB) informou que a partir da próxima quarta-feira (08), será necessário realizar a abertura das comportas da barragem da Usina Hidrelétrica de Estreito. Com isso, as buscas pelos corpos das vítimas da queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no Rio Tocantins, precisarão ser suspensas.

As comportas serão abertas por conta do aumento do nível do reservatório e do regime de chuvas na região. Tal medida é necessária para garantir a segurança da usina e das comunidades que vivem sem seu entorno.

Conforme a MB, a Força-Tarefa de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte JK começou no dia cinco de janeiro. Desde esse dia, vem sendo feita uma varredura minuciosa no leito do Rio Tocantins. O serviço abrange ainda a área sob a ponte e as adjacências.

Com apoio do Consórcio Estreito Energia (CESTE), será possível obter uma janela de mergulho prevista para esta terça-feira (07). Assim, será feita a conclusão de um ciclo técnico que elimina quaisquer lacunas nas áreas já exploradas.

Por isso, caso as buscas realizadas no Rio Tocantins, até o final desta terça-feira (07) não apresentem novos indícios que possibilitem a localização dos últimos desaparecidos, a operação vai atingir seu limite técnico-operacional.

A MB informou que com esse cenário, as buscas serão suspensas. Mas os trabalhos poderão ser retomados caso surjam novas informações concretas que contribuam para a localização das vítimas. Atualmente, três pessoas seguem desaparecidas.

Confira lista de vítimas resgatadas

Até o dia três de janeiro, essa era a lista de vítimas da queda da ponte JK no Rio Tocantins:

No último sábado (04), às 10h25, o corpo da 14ª vítima foi resgatado do Rio Tocantins. Mas a Marinha do Brasil não informou a identificação do corpo. Com isso, entre os 17 desaparecidos, estão confirmados 14 óbitos e ainda três desaparecidos.

Sair da versão mobile