Ícone do site Portal Norte

Mais de 4 milhões de raios caíram no Tocantins em 2024

O ano de 2024 registrou mais de 4 milhões de descargas atmosféricas - Foto: Rafael Batista

O ano de 2024 registrou mais de 4 milhões de descargas atmosféricas - Foto: Rafael Batista

O Tocantins registrou a queda de quatro milhões de raios em 2024. Durante o ano, o estado teve muitos eventos climáticos entre queimadas e um grande volume de descargas elétricas, além de rajadas de ventos que chegaram a 100km/h.

Os eventos aconteceram no Tocantins ainda desde 2023, por conta do fenômeno El Niño. Só nesses dois anos, o estado registrou mais de 9 milhões de raios.

Em 2024 foram 4.04 milhões de descargas atmosféricas em solo tocantinense. Esse volume representa cerca de 20% a mais do que foi registrado em 2022, quando foram 3,4 milhões de raios. O número ficou atrás apenas do ano de 2023, que registrou 5,1 milhões.

Confira o histórico de raios no Tocantins

O número elevado de descargas atmosféricas em 2023 pode, em partes, estar associado a atuação do fenômeno El Niño, que, apesar de reduzir o volume de chuva na região, também provocou tempestades mais intensas. Por outro lado, 2024 foi um ano de transição entre águas mais quentes (El Niño) e frias no Oceano Pacífico Equatorial, o que resultou na redução do número de descargas em relação ao ano anterior”, destacou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.

A meteorologista pontuou ainda que neste ano de 2025, a tendência indica que o volume de chuva possa ser maior. Ficando inclusive acima da média e o motivo é a possível atuação do La Niña.

“Durante os temporais, são frequentes os casos de quedas de árvores e objetos que são lançados pela ventania sobre a rede, causando o rompimento de cabos de energia e danificando postes. Por isso, a empresa monitora em tempo real e faz os deslocamentos de equipes e materiais necessários para enfrentar as situações de instabilidade”, explica o coordenador do Centro de Operações da Energisa, Tony Franco.

Confira cuidados para evitar acidentes elétricos

Sair da versão mobile