Motociclistas e ciclistas de Roraima que se envolverem em acidentes de trânsito terão auxílio de um aplicativo para facilitação do primeiro atendimento de socorro.

Conforme o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), a autarquia está com projeto em planejamento para viabilizar o primeiro atendimento em caso de acidentes de trânsito para motociclistas e ciclistas.

A ideia é distribuir uma etiqueta adesiva para esses condutores de veículos, com um QR Code de forma gratuita, com dados da vítima como tipo sanguíneo, alergias e contatos para caso de emergência.

Informações são auxílio após acidente de trânsito

Essas informações, segundo o Detran-RR, ficarão logadas em um sistema que somente as autoridades que prestam atendimento às vítimas de acidentes de trânsito terão acesso.

Entre elas, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar) e PMRR (Polícia Militar).

Segundo dados divulgados pela Sesau (Secretaria de Saúde), em 2023 houve 5.735 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito no HGR (Hospital Geral de Roraima), e destes 4.346 foram com motos e 401 com bicicletas.

O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, explicou que o objetivo desta iniciativa é trazer mais segurança para a população e facilitar o acesso aos dados das vítimas durante o primeiro atendimento, seja em uma ambulância ou já na entrada do HGR.

“Nossa previsão é iniciar essa disponibilização do QR Code até o mês de setembro deste ano. Então, é um projeto que contribui com a saúde pública garantindo um primeiro atendimento mais ágil e seguro para a população, em caso de acidentes de trânsito”, declarou.

Fonte: Divulgação Detran