A lista de pontos de radares eletrônicos compartilhada em Manaus nos últimos dias é falsa, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O instituto explica que, na verdade, os pontos que estão sendo divulgados correspondem a uma antiga lista, datada de 2014, inválida em 2024.
Paralelamente a isso, o IMMU anunciou que a implementação dos novos radares acontecerá mediante o estudo das estatísticas de acidentes na cidade.
Dito isto, o instituto reforça que os equipamentos ficarão em pontos pré-estabelecidos, como na avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste. As demais especificações da fiscalização eletrônica, no entanto, não condizem com as operações.
Acidentes de trânsito em Manaus
Manaus registrou, entre janeiro e fevereiro de 2024, cerca de 436 acidentes de trânsito. Ao todo, 62 pessoas morreram por esse motivo.
Segundo o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, as estatísticas “são claras e alarmantes”. Segundo o instituto, as avenidas do Turismo, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso receberão inicialmente os novos radares.
Os equipamentos monitorarão por três meses sem a incidência de multas, em caráter pedagógico. Além disso, placas de sinalização de velocidade e informativos de fiscalização precederam os pontos de fiscalização, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.