A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulgou, nesta quarta-feira, 10, que mais 7,2 mil condutores ainda não fizeram o exame toxicológico em Roraima. O prazo para realização do procedimento vence dia 30 deste mês.
O período para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E, com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, terminou em 31 de março.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso esses motoristas não façam o teste até 30 de abril, poderão ser multados a partir de 1º de maio.
Em caso de descumprimento da regra a infração é considerada gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
Como verificar se o exame toxicológico está em dia
- Acesse a área do condutor da CDT;
- Clique no botão “Exame toxicológico”;
- Verifique se o prazo para realização está vencido;
- Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para a realização do exame toxicológico.
O que é o exame
O Exame Toxicológico é um tipo de procedimento que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas em sua análise destinado à verificação do consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise retrospectiva mínima de 90 (noventa) dias.
A análise é obrigatória para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E.
No site do Detran-RR, consta a listagem dos laboratórios credenciados para realização do exame toxicológico em Roraima. Segundo a instituição, o exame toxicológico é para dar segurança no trânsito.
Materiais biológicos: cabelos e/ou pelos, na ausência destes, pela unha, mediante laudo médico emitido pelo dermatologista que comprova alopecia universal.
A validade do exame toxicológico é de 90 (noventa) dias, a partir da data da coleta.
O que faz a Senatran
A Senatran é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), e tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro.
A Secretaria Nacional de Trânsito tem como objetivo principal fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Além disso, a Secretaria possui a atribuição de coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito na execução da Política Nacional de Trânsito.
Fonte: Ministério dos Transportes