O Tocantins já registra mais de 200 postes derrubados em acidentes de trânsito em 2024, impactando o fornecimento de energia para milhares de consumidores no estado.
O aumento do fluxo de veículos durante as férias escolares e a temporada de praias contribuem para o cenário, agravado pela combinação de álcool e direção e falta de atenção.
No último fim de semana, seis acidentes foram registrados, sendo três em áreas urbanas (Palmas, Santa Fé e Palmeiras do Tocantins) e três em áreas rurais (Miracema, Lagoa da Confusão e Goiatins). Palmas lidera o ranking de ocorrências, com 66 postes derrubados em 2024.
200 postes foram derrubados no ano de 2024 e a sua substituição causa transtornos à população, interrompendo o fornecimento de energia e afetando serviços essenciais como escolas e hospitais. O processo pode levar horas, envolvendo perícia policial e reconstrução da rede elétrica.
O coordenador da Energisa, Júlio César Moura, alerta para os riscos de acidentes com postes e a importância de dirigir com atenção e responsabilidade.
No trânsito, é importante manter a atenção total e respeitar a sinalização e velocidade das vias. E caso aconteça um acidente envolvendo postes, e observar cabos rompidos no chão ou sobre o veículo a orientação é não sair do carro, pois o local pode estar energizado.
Em caso de acidente, a orientação é não sair do veículo e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330).
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.