O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) iniciou a vistoria escolar nos 139 municípios do estado.
O objetivo é garantir a segurança dos estudantes de todo o estado, verificando se os veículos utilizados no transporte escolar estão em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A vistoria no transporte escolar inclui a inspeção de 32 itens de segurança, como freios, pneus, extintor de incêndio e faróis.
Além disso, os agentes de trânsito verificam se os motoristas possuem CNH adequada e curso especializado para transporte escolar em dia.
O cronograma da vistoria escolar foi elaborado pela gerência de fiscalização e segurança do Detran/TO e repassado ao Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e à Associação Tocantinense de Municípios do Tocantins (ATMT).
Após a vistoria, os veículos escolares que atenderem a todos os requisitos recebem o Termo de Autorização de Transporte Escolar, com validade de seis meses. Os veículos inaptos ficam impedidos de circular até a próxima vistoria.
Após a vistoria dos agentes do Detran/TO, os veículos que tiverem todos os itens de segurança e documentação regularizados receberão um adesivo com o Termo de Autorização de Transporte Veicular, que será colocado no para-brisa dianteiro.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.