Um motociclista de 23 anos morreu, na madrugada de domingo (13), após colidir contra um poste em Manaus. O acidente aconteceu na Avenida Djalma Batista, localizado no bairro São Geraldo, Zona Centro-Sul.
Segundo o relato das testemunhas, descrito no Boletim de Ocorrência, o condutor estava com outro homem na garupa da motocicleta. Além disso, afirmam que o grave acidente aconteceu após o motociclista perder o controle.
O rapaz de 23 anos morreu no local e o garupa foi levado para uma unidade de saúde a fim de receber atendimento médico.
Mortes em acidentes no trânsito em Manaus
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) registrou mais de 215 mortes em acidentes de trânsito em Manaus entre janeiro e início de setembro de 2024. A maioria das fatalidades envolve motocicletas.
Os dados mostram um aumento de 17% no número de mortes em comparação ao mesmo período de 2023. No primeiro semestre deste ano, o total de fatalidades já superou o registrado em todo o ano anterior.
Enquanto 125 mortes foram contabilizadas em 2023, entre janeiro e junho de 2024, 160 pessoas perderam a vida em acidentes.
Em relação aos acidentes, Manaus registrou 2.914 ocorrências em 2023. No primeiro semestre de 2024, foram contabilizados 1.594 acidentes, conforme informações do IMMU.
Já o Brasil figura como o terceiro país no ranking mundial de mortes em acidentes de trânsito, de acordo com o relatório “Status Report on Road Safety” da Organização Mundial da Saúde (OMS). As fatalidades relacionadas a acidentes veiculares são a oitava principal causa de morte no país.
Por fim, um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que fatores comportamentais, como a falta de manutenção adequada dos veículos, desempenham um papel significativo na elevada taxa de mortalidade no trânsito.