Na noite da última quinta-feira (9), um acidente envolvendo duas motocicletas deixou uma mulher de 39 anos, identificada como Márcia Saline Bernardo, ferida com dores intensas na coluna, na Rua Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco, Acre.

Testemunhas relataram que Márcia pilotava a motocicleta, com Yasmin Gurgel, de 24 anos, como passageira. Um homem, conduzindo outra motocicleta, cruzou à frente delas e causou a colisão.

O impacto fez com que ambas caíssem ao chão, e o condutor da outra moto fugiu do local sem prestar socorro. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico.

Márcia recebeu os primeiros atendimentos e foi levada ao Pronto Socorro de Rio Branco, com queixas de dores na coluna. Yasmin, embora não tenha se ferido, acompanhou a amiga até a unidade de saúde.

A Polícia Militar não foi chamada para o atendimento da ocorrência, e o motorista responsável pelo acidente segue não identificado.

Além disso, no mês passado, uma mulher de 23 anos ficou gravemente ferida em um acidente no cruzamento das ruas Amazonas e Benjamin Constant, no bairro Cerâmica, na região central de Rio Branco.

Acre registra mais de 100 mortes no trânsito em um ano

Entre março de 2023 e março de 2024, o Acre registrou 111 mortes no trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) divulgou os dados em maio do ano passado.

Além disso, o número reflete a grave situação do tráfego no estado e destaca a necessidade urgente de ações mais eficazes para aumentar a segurança nas vias.

Em resposta aos índices alarmantes, a campanha Maio Amarelo deste ano teve como lema “Paz no trânsito começa por você”. A ação buscou promover uma maior conscientização sobre os riscos e as responsabilidades de cada motorista e pedestre.

Por fim, o movimento, que ocorre anualmente, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os elevados números de vítimas fatais e feridos no trânsito em todo o mundo.