A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil reforçam os cuidados essenciais para evitar os acidentes de trânsito na chuva e garantir a segurança no trânsito. A ressalva acontece devido a intensificação à período chuvoso.
A principal orientação é reduzir a velocidade do veículo, já que em pistas molhadas o tempo para frenagem aumenta bastante. Além disso, os faróis devem estar ligados mesmo durante o dia.
Quais os cuidados essenciais?
Além da redução da velocidade, devido às pistas molhadas, e o uso constante dos faróis para aumentar a visibilidade, manter a manutenção do veículo em dia é outro ponto importante. É importante verificar regularmente os limpadores de para-brisa, substituindo os que estiverem desgastados e inspecionar os pneus.
Os freios são outra parte que precisa de cuidados, devendo estar em perfeito estado para garantir respostas rápidas e evitar acidentes na chuva.
O agente de trânsito e secretário executivo da pasta, Alexandre Guerreiro, destaca que o respeito ao pedestre deve ser priorizado.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) penaliza algumas infrações relacionadas ao tema, como:
- Artigo 169: Dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança.
- Artigo 231, inciso VII: Trafegar com veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.
- Artigo 42: Não dar preferência ao pedestre em travessia sinalizada.
Motociclista devem ter atenção redobrada
Para os proprietários de motos a atenção durante o período chuvoso deve ser redobrada. As chuvas intensas aumentam o risco de quedas e acidentes para os motociclistas, por isso, é preciso reduzir a velocidade e evitar ultrapassagens arriscadas.
É necessário usar corretamente o capacete, com a viseira abaixada, assim como manter a manutenção de retrovisores, pneus e freios em dia. Alexandre Guerreiro destaca que manobras bruscas devem ser evitadas.
Mais informações sobre os cuidados durante o período chuvoso podem ser encontradas através deste link.