O governo federal prorrogou o prazo para os municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas intensas chuvas de maio cadastrarem as famílias que devem receber o Auxílio Reconstrução. Agora, o novo prazo para o cadastramento é 15 de setembro.
O benefício concedido será de R$ 5,1 mil, pago em parcela única, destinado às famílias residentes em áreas que sofreram danos significativos devido às enchentes.
Para ter acesso ao auxílio, as famílias precisam estar registradas no site oficial do Auxílio Reconstrução, por meio das prefeituras dos municípios que têm a situação de emergência oficializada.
Os municípios devem inserir as informações das famílias na chamada “mancha de inundação”, identificada por imagens de satélite, na plataforma online dedicada aos gestores municipais.
Essas informações serão analisadas pelo sistema, e a pessoa designada como responsável familiar deverá confirmar os dados registrados pelos municípios no portal destinado ao cidadão.
O Auxílio Reconstrução pode ser utilizado da maneira que a família considerar mais adequada.
Vale ressaltar que pessoas desalojadas ou desabrigadas têm direito ao benefício, mesmo que já recebam outros auxílios assistenciais, como o Bolsa Família, ou benefícios previdenciários, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
A medida também se aplica a quem está recebendo parcelas do seguro-desemprego.
Para garantir que sua família receba o auxílio, certifique-se de que seu município tenha realizado o cadastro corretamente e que suas informações estejam atualizadas no site oficial.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.
*Com informações da Agência Brasil