Ícone do site Portal Norte

‘Blogueiro da bomba’ pode sair do regime fechado

Wellington Macedo está preso desde setembro de 2023 no Distrito Federal - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que Wellington Macedo de Souza, conhecido como “blogueiro da bomba”, seja transferido para o regime semiaberto, com direito a saídas temporárias.

Wellington foi condenado a seis anos de prisão por tentar explodir um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto de Brasília na véspera do Natal de 2022.

Ele está preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde setembro de 2023 e já cumpriu os requisitos para progressão de regime, mas se envolveu em uma briga com outro detento, o que atrasou a progressão de regime.

Além disso, um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por conta de um ataque à sede da Polícia Federal, em dezembro de 2022, também impede a liberação de Wellington.

O promotor André Luiz Cappi Pereira, do MPDFT, destacou que o detento não possui registros de faltas graves nos últimos seis meses e já cumpriu 1/6 da pena, atendendo às exigências para a progressão de regime.

Além de Wellington, outros envolvidos no atentado, George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego, também foram condenados. Em segunda instância, a pena de Sousa foi aumentada para nove anos e oito meses, enquanto a de Diego foi reduzida para cinco anos. Ambos seguem em regime fechado.

O caso segue em análise, aguardando decisão judicial sobre o pedido do MPDFT.

Sair da versão mobile