Na tarde deste domingo (22), o vão central da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada na BR-226, sobre o Rio Tocantins, cedeu, resultando na queda de pelo menos dez veículos, incluindo caminhões, carros e motocicletas.

Até o momento, 14 pessoas estão desaparecidas, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A tragédia também deixou uma vítima fatal e uma pessoa hospitalizada.

A ponte, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), tem 533 metros de extensão. De acordo com a Defesa Civil de Estreito, as informações ainda são preliminares e o número de desaparecidos pode aumentar.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estão a caminho para avaliar a situação e investigar as causas do acidente.

O ministro também visitará o local nesta segunda-feira (23), acompanhado dos governadores do Tocantins e do Maranhão.

A interdição da BR-226 segue, e a situação se complica devido à possível presença de substâncias nocivas, como ácido sulfúrico e agrotóxicos, transportadas por um dos caminhões envolvidos na queda.

Em razão disso, as buscas foram temporariamente suspensas e equipamentos especializados estão sendo enviados à região para garantir a segurança das operações.

A forte chuva que atingiu a região nesta segunda-feira também deve dificultar a continuidade dos trabalhos de resgate.

Água contaminada

As autoridades alertam ainda sobre a possível contaminação das águas do Rio Tocantins e orientam a população a evitar o consumo e o banho nas águas do rio, especialmente nos municípios de Estreito, Porto Franco e Imperatriz, no Maranhão.

Com a interdição da ponte, rotas alternativas foram sinalizadas pelo DNIT para motoristas.

Para quem viaja de Tocantins, a recomendação é seguir pelas estradas de Darcinópolis a Luzinópolis, até a BR-230, e depois pela BR-010 até Imperatriz.

Já os motoristas que vêm do Maranhão devem seguir pela BR-226 até Porto Franco e, de lá, pela BR-010 até Imperatriz.

Ponte sobre o Rio Tocantins desaba em dezembro de 2024

*Com informações da Agência Brasil