Ícone do site Portal Norte

Nova carteira de Identidade Nacional (CIN); saiba como solicitar no AM

Nova carteira de Identidade Nacional (CIN)

Nova carteira de Identidade Nacional (CIN) - Foto: Divulgação/SSP-AM

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em todos os estados brasileiros e para fazer a solicitação é simples.

Desde janeiro de 2024, o Brasil iniciou uma reforma significativa em seus documentos de identificação.

A nova carteira de identificação busca não apenas simplificar a vida dos cidadãos, mas também modernizar e fortalecer o sistema de identificação no país.

Como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional?

O Amazonas é o 12º estado a emitir a nova CIN. O procedimento inicia a partir do agendamento eletrônico, disponibilizado diariamente por meio do site da SSP-AM: cinam.ssp.am.gov.br

Após fazer o seu agendamento pelo site, aguardar o prazo para ser chamado em um dos PACs para recebimento da nova carteira.

Com o procedimento finalizado, o solicitante deve comparecer ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) com a Certidão de Nascimento, se solteiro, comprovante de residência e CPF, ou qualquer documento que contenha o número de Cadastro de Pessoa Física.

Carteira de Identidade Nacional no Amazonas;

O Governo do Amazonas passou a emitir em abril de 2023 a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Durante oito meses, o Estado garantiu o documento para mais de 185 mil amazonenses, por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), de forma gratuita.

Conforme dados do IIACM, o documento é expedido em todos os 62 municípios amazonenses. Em Manaus, os atendimentos são realizados nos Pronto Atendimentos ao Cidadão (PACs) e no interior, nos postos de identificação.

Das 185.316 mil CINs expedidas, 97.135 foram entregues aos cidadãos em Manaus. Outros 68.914 documentos beneficiaram os amazonenses residentes nos demais 61 municípios. Além disso, 19.267 chegaram às mãos de pessoas com prioridades.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile