A maior espécie de nenúfar, popularmente conhecida como vitória-régia, foi descoberta por cientistas do Royal Botanic Gardens em Kew, em Londres.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A descoberta foi publicada na revista Frontiers in Plant Science.

A espécie até então não identificada possui folhas que podem crescer até três metros de largura e esteve todo esse tempo no herbário de Kew.

A espécie, em questão, estava sendo tratada com a identidade errada. Os cientistas inicialmente acreditavam que havia apenas duas subespécies de lírios gigantes, a Victoria amazonica e a Victoria cruziana.

Os primeiros espécimes de vitória-régia gigantes foram levados pela primeira vez para o Reino Unido da Bolívia e foram cunhados como gênero Victoria em homenagem à rainha Vitória em 1852. 

“Diante de uma rápida taxa de perda de biodiversidade, descrever novas espécies é uma tarefa de fundamental importância”, disse Alex Monro, líder de pesquisa nas América. 

Carlos Magdalena, horticultor especialista mundial em nenúfares e líder da equipe de pesquisa, suspeitou durante anos da existência dessa terceira espécie.

Ele conseguiu comprar suas suspeitas após receber uma coleção de sementes das instituições bolivianas Jardim Botânico Santa Cruz de La Sierra e Jardins La Rinconada, em 2016.

Durante suas pesquisas, ele observou que conforme germinavam e cresciam, ele as comparava com as outras espécies e já observava uma notável diferença.

Veja fotos:

Foto: Reprodução/Kew Royal Botanic Gardens

Foto: Reprodução/Kew Royal Botanic Gardens

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS