Uma nova onda de calor tem atingido em média 90 municípios do Tocantins desde quinta-feira (14).

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que o clima fique 5°C acima da média prevista para o mês de dezembro. O alerta segue até o domingo (17).

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

O Inmet emitiu um comunicado de alerta laranja para a atual onda de calor. O nível indica uma situação de “perigo”, conforme avaliação do instituto, com potenciais riscos à saúde.

A gravidade do alerta não se limita apenas às variações de temperatura e umidade do ar, mas também leva em consideração a extensão temporal do fenômeno.

Cuidados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) orienta que toda a população, em especial os públicos mais vulneráveis, fiquem atentos aos quadros de “stress térmico”, que podem resultar em mal-estar, transpiração excessiva e dores de cabeça.

A atenção deve ser redobrada principalmente para a população idosa.

Além disso, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes precisam de mais atenção e cuidado.

E é importante lembrar que os familiares, tanto de crianças pequenas, quanto de idosos, devem oferecer água constante para garantir uma hidratação adequada.

O técnico do Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos (Vigidesastres) da SES-TO, Everton Ribeiro, reforça que os familiares devem ficar atentos para garantir a hidratação adequada desses grupos.

Ao passar mal, é recomendado à população, que procure os serviços de saúde para saber qual é a melhor forma de tratar e reduzir o desconforto gerado pela insolação, pois se não for tratada com urgência, a insolação grave pode levar à morte.

Fique atento aos sintomas e procure ajuda médica rapidamente em caso de exposição excessiva ao sol ou quando identificar algum desses sintomas.

RELACIONADAS

+ Onda de calor e tempestade causam prejuízos no Tocantins

+ Nova onda de calor começa nesta quinta e atingirá 16 estados