A Agência de Segurança Nacional (NSA) recomenda que os usuários de iPhone e Android desliguem e liguem seus dispositivos uma vez por semana para se protegerem contra explorações de espionagem.

Conforme a NSA, os invasores costumam usar para espionar e coletar dados de telefones.

A NSA detalha em documentos várias práticas e recomenda que usuários fiquem atentos ao famoso clique zero, uma forma de espionagem.

Os usuários podem mitigar a ameaça do spear-phishing, que pode levar à instalação de ainda mais malware e spyware, com a mesma ação simples. 

No entanto, o documento da NSA alerta que o conselho de desligar e ligar novamente só às vezes impedirá que esses ataques sejam bem-sucedidos.

“As ameaças aos dispositivos móveis são mais prevalentes e aumentam em escopo e complexidade”, disse a NSA, alertando que alguns recursos dos smartphones “fornecem conveniência e capacidade, mas sacrificam a segurança”. Como tal, fazer algo é sempre melhor do que não fazer nada quando se trata de ser proativo em relação à segurança do seu dispositivo e dos dados.

Veja algumas dicas da NSA

A NSA aconselha os usuários do telefone a desativar o Bluetooth quando não usarem, e atualizar o dispositivo o mais rápido possível quando as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos estiverem disponíveis, e desativar o serviço de localização quando não forem necessários.

A empresa também recomenda não usar redes wi-fis públicas e não usar estações de carregamento públicos.