O número de internações causadas por Covid-19 no interior do Amazonas caiu mais da metade nos últimos 12 dias, alcançando 51,7% de redução.

Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atribui a redução ao avanço da vacinação e as medidas adotadas pelo governo do Estado na rede de assistência.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com o órgão, a quantidade de pacientes diminuiu nas últimas semanas.

No dia 28 de janeiro, a SES registrou 168 pacientes internados em todo o interior do Amazonas.

No dia 10 de fevereiro, os números mostram outro cenário, sendo 81 pacientes internados em unidades da rede de saúde.

Dos internados, 15 não haviam recebido nenhuma dose da vacina e 42 apresentavam o esquema vacinal incompleto.

“Em cada um dos municípios do Amazonas há pelo menos um hospital e o governo do Estado ampliou a quantidade de leitos (…). Vamos observar essa redução nas internações pelos próximos dias e observar o comportamento da variante Ômicron, que é diferente de todas as outras”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.
 
Ainda conforme os dados monitorados pela SES, até a quinta-feira, 10, dos 61 municípios do interior do Amazonas, 28 cidades não registravam nenhum paciente internado por Covid-19.

______________________________________

RELACIONADAS

Confira os 51 pontos de vacinação contra Covid disponíveis em Manaus nesta segunda-feira

Carreta Vacina Amazonas vai atender população de Manacapuru, nesta semana

Amazonas não possui eventos adversos graves causados pela vacina contra Covid, diz governo

______________________________________

Parintins

Um dos municípios com redução significativa é Parintins (a 369 km de Manaus).

Mesmo com a alta de casos pela Covid-19, o número de internações ocasionadas pela doença na localidade foi baixo, por conta do avanço da vacinação, segundo informou a SES-AM.

Ainda conforme a secretaria, quatro meses após ser inaugurado pelo governo do Estado, os 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já receberam 186 pacientes com diferentes causas, sendo nove com diagnóstico de Covid-19.

Ao todo, 146 pacientes receberam alta, 27 foram transferidos para Manaus e 13 evoluíram para óbito.

Vacinação

De acordo com o diário de vacinação contra a Covid-19 no Estado, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, até domingo, 13, 6.132.146 doses de vacinas foram aplicadas, sendo 2.438.536 somente no interior do Amazonas.

Desde o início da vacinação no Amazonas, em janeiro de 2021, o governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, vem adotando uma série de medidas para incentivar a imunização contra a Covid-19, como os mutirões de imunização Vacina Amazonas em shoppings, escolas e supermercados.

As medidas incluem ainda a campanha Vacina Premiada, a Carreta Vacina Amazonas e aplicação de doses nos galpões de escolas de samba da capital.

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS