A retenção de líquidos, mal que atinge principalmente as mulheres, ocorre quando o corpo não consegue eliminar fluidos em excesso, que acabam se acumulando em tecidos das pernas, mãos, dos tornozelos e do abdômen.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. Segundo a profissional, é comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. 

“As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço”, comentou Juliana.

A nutricionista aponta as possíveis causas do mal.

“Alimentação inadequada, como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro. Problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema”, explicou. 

RELACIONADAS

+ Por que estou com mau hálito? Especialista dá 8 dicas para acabar com problema

+ Falta de sono causa ansiedade, estresse e envelhecimento precoce, diz psicóloga

+ Sede excessiva ou perda de peso inexplicável são sintomas do diabetes; saiba mais

A profissional listou sete hábitos alimentares que ajudam a desinchar:

1 – Beba bastante água 

Beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

2 – Insira mais alimentos naturais no seu cardápio alimentar

Verduras, leguminosas e castanhas são alimentos que não podem faltar em sua dieta. Frutas como melancia, melão e abacaxi, além de pepino e manjericão, também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos.

3- Coma alimentos ricos em fibras 

As fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta para evitar o inchaço indesejado.

5 – Cereais integrais ajudam no bom funcionamento do intestino

Pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo e arroz integral são cereais integrais que colaboram para o bom funcionamento do intestino e também ajudam a desinchar.

6 – Beba chás diuréticos

Chá verde, de boldo e hibisco têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, a evitar o inchaço.

7 – Evite alimentos ultraprocessados e ricos em sódio

Açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods colaboram com a retenção de líquidos 

A nutricionista Juliana Vieira também listou alguns sinais de que o inchaço pode ser grave:

– Pés muito inchados a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia;

– Acordar com as pálpebras ou o rosto inchado;

– Se apresentar inchaço assimétrico, mesmo que leve (só uma perna, ou só um braço, por exemplo), pois pode ser um sinal de trombose;

– Se aparecer inchaço no corpo, depois de começar a usar um remédio novo. Ele pode ser efeito colateral ou reação alérgica provocada pelo medicamento.

Nesses casos, segundo a profissional, a orientação é procurar um médico.