Um levantamento do Banco Central divulgado nesta segunda-feira (6) mostra que em setembro, estrangeiros que escolheram o Brasil como destino para aproveitar o clima tropical, desembolsaram US$ 566 milhões, cerca de R$ 2,3 bilhões.  


Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou a divulgação dos dados, e afirmou que o país vai estar no top 10 dos destinos mundiais.  

 “O Brasil está de volta ao cenário internacional de turismo. Esse resultado é graças ao trabalho do Governo Federal em reconstruir a imagem do país lá fora, com acordos claros em prol da sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico, aliado ao social. Tenho certeza de que iremos estar no top 10 destinos do mundo quando se tratar de turismo”, disse o ministro.  

Segundo uma pesquisa realizada pela pasta, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, mais de 4,4 milhões de turistas estrangeiros vieram ao Brasil, isso revela um aumento de 79% em relação ao ano passado.  

As cidades mais procuradas pelos estrangeiros são: 

  • São Paulo  
  • Rio de Janeiro  
  • Rio Grande do Sul  

De acordo com dados da pesquisa, o país que mais visita o Brasil é a Argentina com 1,3 milhões de pessoas atravessando a fronteira, seguido dos Estados Unidos com aproximadamente 411 mil visitantes. Posteriormente vem o Chile com 267 mil.  

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que as informações apresentadas são resultado da reconstrução da imagem do Brasil.  

“A previsão é de termos um verão muito bom para o turismo brasileiro, o que vai refletir na entrada de divisas cada vez maior, na geração de empregos e novos negócios em todo o país” disse Freixo.  

RELACIONADAS

+ Brasil termina Pan de Santiago com recorde de medalhas

+ Brasil oficializa interesse em sediar Copa de Futebol Feminino de 2027