A morte da ex-Sinhazinha do Garantido, Djidja Cardoso, voltou a chamar atenção na quinta-feira (30), após a prisão preventiva da família. A Polícia Civil encaminhou tanto a mãe quanto o irmão da empreendedora ao 1º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP).
Na unidade, o irmão Ademar Farias encontrou a imprensa e, ao falar com os jornalistas, comentou sobre as ‘Cartas de Cristo’. A literatura corresponde a um conjunto de livros, de origem inglesa que, supostamente, retratam cartas canalizadas de Jesus.
Após as prisões preventivas, trechos do inquérito relatam que Ademar e Cleusimar Cardoso, mãe de Djidja, acreditavam ser Jesus e Maria. As investigações estudam a possibilidade de que os presos pertenciam a uma seita denominada como “Pai, Mãe, Vida”.
Em suas redes sociais, os indiciados mencionavam constantemente os termos “Cartas de Cristo” e “Pai, Mãe, Vida”. Autoridades investigam uma suposta correlação entre a “seita” e a promoção de tráfico de drogas e administração forçada de substâncias químicas, como a Ketamina.
O que é a Ketamina?
A ketamina ou cetamina é um anestésico geral utilizado em ambientes clínicos por proporcionar alívio da dor sem suprimir a função respiratória. Apesar do uso restrito no âmbito clínico, há quem use a substância química de forma recreativa. As pessoas podem inalar a droga, aplicá-la por meio de injeção ou fumá-la.
Tal substância induz a um estado dissociativo, com efeito mediado, principalmente, pelo bloqueio dos receptores NMDA (N-metil-D-aspartato) no cérebro. Saiba mais sobre os sintomas aqui.
O que dizem as “Cartas de Cristo”?
Segundo o site Cartas de Cristo, autointitulado como um “Centro de Estudo” da literatura, os livros são autorais de Jesus, por meio de canalização, onde o religioso “corrige as más interpretações de seus ensinamentos”.
No sumário das cartas, cada documento desdobra um tema. No primeiro livro, Cristo explica as razões do seu retorno e a necessidade em ditar as “Cartas”. Segundo a literatura, a “verdadeira missão” de Jesus não foi corretamente registrada e os seres humanos não compreenderam a sua própria “Fonte de Existência”.
Além disso, há capítulos em que Cristo explica a “verdade a respeito do ato sexual” e do “lugar do homem e da mulher na ordem do mundo”. Em síntese, o documento explica sobre “as leis da existência, a origem do ego e revela os processos espirituais e científicos” da criação da matéria.
Caso Djidja: o que sabemos até agora?
Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, morreu aos 32 anos no dia 28 de maio de 2024. A polícia iniciou as investigações para esclarecer as circunstâncias do óbito, que ainda são nebulosas.
O caso trouxe à tona vídeos de conflitos familiares e acusações em áudio, que se desdobraram nas investigações dos suspeitos.
Confira mais detalhes do caso aqui.