O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), congratulou a ministra Cármen Lúcia por assumir a liderança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (3).

“Estou convencido de que Cármen desempenhará essa função com muita determinação e habilidade. Desejo-lhe sucesso, e o STF estará ao lado do TSE para o que for preciso”, destacou.

Barroso também parabenizou o ministro Alexandre de Moraes, que liderou o TSE desde agosto de 2022, “pelo trabalho corajoso na condução das Eleições de 2022 e por sua gestão de excelência em prol do Brasil”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, compuseram a mesa de honra.

Posse

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes na presidência da Corte para mandato de dois anos.

Moraes deixará a presidência e o TSE, sendo substituído pelo ministro André Mendonça, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta será a segunda vez que Cármen Lúcia preside o TSE, tendo ocupado o cargo entre 2012 e 2013. O ministro Nunes Marques assumiu a vice-presidência.