Ícone do site Portal Norte

OAB pede pela manutenção do dinheiro no ônibus, mas Justiça nega

OAB pede pela manutenção do dinheiro no ônibus, mas Justiça nega.

OAB pede pela manutenção do dinheiro no ônibus, mas Justiça nega. Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) teve, neste domingo (29), um pedido negado pela Justiça. A entidade solicitou o mantimento do uso do dinheiro em espécie nos ônibus do DF.

A decisão de negar o pedido da OAB, partiu da 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF (SJDF).

Portaria nº 78/2024

Através de uma ação, a OAB-DF pediu o fim da Portaria n° 78/2024, que estabelecia o fim do pagamento em dinheiro nos ônibus a partir desta segunda-feira (1). Entretanto, o colegiado entende como uma afronta a medida, pois a mesma estaria impedindo os passageiros de exercerem seu direito de ir e vir.

Além disso, a OAB-DF entende que a Portaria estaria indo contra a vontade de muitas pessoas no DF. Segundo a entidade, a medida também ameaça a geração de empregos ligados ao transporte coletivo e afirma que “deveria, ao menos, ter tido a participação da população”.

Justiça nega pedido

Na análise do juiz responsável pelo caso, o Governo do DF (GDF) não agiu com desrespeito ao direito de ir e vir ao instaurar a Portaria. Ademais, ele disse que o uso do dinheiro em espécie não foi abolido.

De acordo com a decisão, a SJDF não identificou elementos suficientes que sustentassem o pedido da OAB-DF. O juiz completou afirmando que a entidade não apresentou dados concretos que comprovam o argumento.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile